Visita técnica a Civil Pedreira

E aí galera? Tranquilo?

No dia 19 de março fizemos uma visita técnica a Civil Pedreira. A empresa fica localizada na rodovia da Base Naval de Aratu - Pirajá, aqui em Salvador. Foi uma experiência incrível de muito aprendizado e ainda levantou o nosso astral quanto a engenharia. 

Flávia, Aléxia, Samuel, Laís e Monique.

A EMPRESA

Fundada em 26 de setembro de 1961 o grupo civil obteve sucesso com o surgimento da CIVIL Construtora, a empresa marcou o mercado de construção baiana com seus empreendimentos (residenciais, comerciais e industriais), inovações e tecnologias.

A empresa realiza todo o processo de projeto e execução da edificação, visando a qualidade e excelência. Na década de 60, especificadamente em 1968 iniciou um marco na história da empresa, com a construção do edifício Pedra do Sol no Corredor da vitória em Salvador, o primeiro empreendimento com duas vagas de garagem por apartamento, e com obra de arte de Lênio Braga, a ideia fez tanto sucesso que se tornou lei orgânica municipal de Salvador.

Com o êxito, a construtora começou a realizar várias obras em Salvador, como: Parque Gráfico do Jornal A Tarde (1974), Edf. Pedra da Vitória (1976), logo surgiu o crescimento da demanda de agregados, e no meado da década de 70 o presidente do grupo criou a CIVIL Mineração para atender as necessidades da CIVIL Construtora. Em 1984, ganhou o estado e hoje está entre as maiores produtoras de brita do mercado do estado da Bahia.

Em 2004 tornou-se a única pedreira da Bahia com a ISO 9001:2000 e Qualiop/Nível A, atualmente a pedreira consegue produzir 400 t/hora, sendo 7 dias por semana de produção, mantendo o elevado padrão em agregados para concreto e pavimentação.

O RESERVATÓRIO

O primeiro local que o estagiário nos mostrou foi o reservatório de água da empresa que possui cerca de 15m de profundidade a partir da lâmina da água. Vale lembrar que existe uma diferença muito grande entre lago e reservatório. Em um lago existe fauna, flora e bioma, os mesmos não estão presentes em um reservatório.




Reservatório de água da CIVIL PEDREIRA. Foto: Laís Assis, 19/03/2018.


LAVRA A CÉU ABERTO


Mina a céu aberto em CIVIL PEDREIRA. Foto: Samuel Mirabeau, 19/03/2018.

Existem 3 etapas preparatórias para chegar a rocha crua e começar a produção. O afugentamento da fauna que ocorre com auxílio de uma equipe capacitada de biólogos e engenheiros ambientais, para que levem esses animais a um local onde eles fiquem tão bem quanto onde estavam. Em seguida o desmatamento ou desflorestamento, que consiste em tirar as plantas e colocar em um viveiro ativo e bem cuidado para o replantio. Lembrando que um desmatamento consciente deve ser feito sem esteira e sim com uso do machado. Depois de tirar a cobertura vegetal é feita a retirada da camada de solo, essa etapa é chamada de decapeamento, esse solo é realocado ou vendido.


Ao chegar à rocha crua, são realizadas 4 operações mineiras: perfuração, desmonte, carregamento e transporte.
  • Perfuração: consiste em fazer pequenos buracos na rocha com carreta de perfuração roto-pneumática. É feita uma malha de perfuração estagiada, regular e geométrica para que a detonação saia planejada e adequada com caráter de granulometria planejado. Os furos são feitos com o intuito de colocar explosivos. A empresa não possui paiol (espécie de almoxarifado especial para guardar arma, explosivo, tudo que é extremamente perigoso), logo, uma empresa terceirizada é responsável pelo carregamento.  .
  • Desmonte: após a primeira detonação, os blocos maiores podem ser usados em construções pesadas como cais, muros de arrimo e alvenaria. Mas, nem sempre tem saída, logo, esses blocos passam pelo processo de desmonte secundário que dá origem a pedra marruada ou rachão.
  • Carregamento e Transporte: uma vez que o material está pronto para subir, todos abaixo de 68  centímetros (tamanho que o britador consegue receber), será levado através do carregamento e transporte. O material é carregado por uma retroescavadeira e colocado em um caminhão que transporta de um lugar para o outro.

Abaixo, um vídeo bem legal do momento de uma detonação na lavra a céu aberto!

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=si347MHBjvw

Tem também um vídeo feito por nós, admirados com a extensão do lugar!

Fonte: https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=IPdd7YGGIIc

PROCESSO DE BRITAGEM 


Com a utilização de explosivos para a retirada da rocha na jazida, diferentes tamanhos de rochas e com pesos diversificados são extraídos. Para que, esse material seja padronizado para ser vendido no mercado, é necessário que seja submetido ao processo de britagem. A máquina utilizada nesse processo é chamada de britador de mandíbula. 

Processo de britagem. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=u7u97HEAn7s


Este processo, é composto por etapas responsáveis por reduzir o tamanho das pedras, são elas:

  • Britagem primária: o material bruto retirado da jazida, é lançado na baia de alimentação e jogado no maquinário de mandíbula.
  • Britagem secundária: o material proveniente do britador de mandíbula, é recebido e jogado em outro maquinário, com dimensões especificas para a trituração, reduzindo ainda mais as dimensões da pedra.
  • Britagem terciária: o material gerado no processo da britagem secundária, é jogado em um compartimento circular fechado, onde correm diversas colisões, melhorando as suas imperfeições e deixando o grão mais arredondado.
Resultado. Fonte: Flávia Santos, 19/03/2018.

É isso. :D
Até a próxima, galera!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos

Processo de mistura experimental do concreto e moldagem dos corpos de prova

Visita a concreteira Polimix