Visita a concreteira Polimix


No dia 18 de maio de 2018, fizemos a visita a Polimix concreto, a empresa fica localizada na Rua do Nepal, 215 - Granjas Rurais Pres. Vargas, Salvador – BA.



Laís, Flávia, Samuel, Aléxia e Monique.
A EMPRESA: 


Em julho de 1976, a Concapre (empresa do setor de construção civil no estado do Espírito Santo), implantou seu departamento de prestação de serviços de concretagem, no município de Serra. Em seguida, este departamento virou uma empresa chamada Concaprex que cresceu através de unidades por todo Brasil, constituindo o que hoje conhecemos como Polimix. A primeira grande obra foi a construção da Companhia Siderúrgica de Tubarão – CST (em 1976), que alavancou o crescimento do município de Serra, no estado do Espírito Santo, onde estava localizada a primeira unidade. Foram cerca de 350.000m3 de concreto. Ainda na década de 70, foi realizada a construção de um dos cartões postais da cidade de Vitória, também no Espírito Santo. A Terceira Ponte, cujo nome oficial é Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, liga a cidade de Vitória a Vila Velha e foi a maior obra já realizada no estado e uma das maiores do Brasil. O primeiro pilar da Terceira Ponte foi concretado em 1978, sendo ela concluída apenas em 1989. No total foram 61 pilares compondo uma ponte de 3,3 km. Hoje a empresa, estar presente em 21 estados brasileiros, com capacidade anual para fornecer 10.800.000 de metros cúbicos de concreto, também está em outros países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Panamá, Peru e Estados Unidos. Com mais de 4.000 integrantes, 2.000 equipamentos e 198 unidades estrategicamente localizadas.

O CARREGAMENTO AUTOMATIZADO

O balanceiro digita o código do traço (que é calculado de acordo com o cliente) e o volume a ser carregado no computador. O mesmo, comanda o painel de controle e o balanceiro só interfere na dosagem se for constatado algum problema com a carga ( como por exemplo, ao acionar o fechamento da comporta, uma raiz natural que veio junto com o agregado miúdo, interferiu no fechamento do equipamento e caiu uma quantidade de areia maior).

Software usado pela empresa. Foto: Samuel, 19/05/2018.
ARMAZENAGEM 


A própria empresa, armazena todo o material utilizado para o concreto, como: agregados graúdos, miúdos, aditivos e água.

Reservatórios de água. Foto: Flávia, 18/05/2018.


Armazenagem dos aditivos. Foto: Flávia, 18/05/2018
Armazenagem dos agregados miúdos e graúdos. Foto: Alexia, 18/05/2018.


DOSADOR DE AGREGADOS

A Polimix utiliza uma esteira que direciona para seus respectivos reservatórios cada tipo de agregado.

Dosador de agregados. Foto: Lais, 18/05/2018.

Painel de controle do dosador. Foto: Laís, 18/05/2018.


SILOS DE CIMENTO


Existem dois silos na empresa, onde são armazenados o cimento. Nos silos também podem ser armazenados cal e calcário. 

Silos de cimento. Foto: Aléxia, 18/05/2018.

CARREGAMENTO DO CAMINHÃO

No caminhão betoneira que é realizada a homogeneização (mistura) dos materiais que compõe o concreto. 

Caminhão betoneira. Foto: Monique, 19/05/2018

OFICINA

A própria empresa, possui uma oficina para reparos rápidos e manutenção dos caminhões, evitando atrasos na produção.

Oficina para reparos dos caminhões. Foto: Samuel, 19/05/2018.

TESTE DE RESISTÊNCIA DO CONCRETO

No local é realizado o teste de resistência do corpo de prova, para garantir ao cliente a qualidade e a resistência exigida do projeto.
Corpos de prova submersos. Foto: Alexia, 19/05/2018.

Teste de resistência. Foto: Flávia, 19/05/2018.


É isso!
Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Processo de mistura experimental do concreto e moldagem dos corpos de prova

Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos